Armário Cápsula

Para quem todas as manhãs sofre com o facto de não saber o que vestir e procura algo prático e rápido, o armário cápsula pode ser uma boa solução!

O armário cápsula pretende ser mais minimalista, ter menos quantidade, mais qualidade, e tornar o processo de escolha fácil e acessível. 

Um armário cápsula é um mix and match de peças, possíveis de conjugar entre si criando desta forma múltiplos conjuntos. 

Existem armários capsulas com 30 peças, outros com 40 peças, mas na minha opinião o número de peças não é relevante. Por exemplo eu tenho apenas 2 calças de ganga, pois tendo em conta a forma como me visto diariamente, assumi serem suficientes para mim. Mas, se calhar para outra pessoa que vista calças de ganga diariamente, são poucas e precisam de mais. O que é essencial num armário é o que faz sentido para cada pessoa, desde que use tudo o que possui. 

Como construir o armário cápsula? 

Primeiro que tudo organizar! Retirar tudo o que tem no seu armário, gavetas, espalhado por outros armários e ficar com o que gosta e usa, dar o que já não usa e está em bom estado, reciclar se ainda for possível! No final vai perceber que ao limitar o número de peças vai conseguir otimizar as que já possui.

Para mim uma boa opção é construir um armário cápsula de verão e outro de inverno. Mas isto não tem de ser regra!  Obviamente que depende de muitos factores: o local onde vivemos, se o clima for muito quente provavelmente teremos 2 ou 3 casacos, de for muito frio possivelmente não teremos tantas t-shirts. Devemos mais uma vez incluir o que nos faz sentido. 

Eu pessoalmente não incluo acessórios  (colares, brincos, lenços, acessórios de cabelo) porque  ao termos menos roupa os acessórios podem e fazem toda a diferença num look e podemos por exemplo usar o mesmo top duas vezes combinado com acessórios diferentes e ninguém se aperceber que o estamos a fazer. 

Se quisermos construir um armário cápsula com 30 peças o que devemos seleccionar (apenas como sugestão):

  • 7 partes de baixo que podem ser calças, saias e calções e aqui a escolha das peças deverá ser sempre de acordo com as preferências individuais de cada um – se vestir mais saias obviamente que essa deve ser a peça predominante;
  • 7 partes de cima, camisas, blusas, t-shirts de manga curta e comprida, malhas; 
  • 3 vestidos, um vestido preto e dois com padrão, por exemplo;
  • 5 casacos, blazers, um blusão de pele, uma gabardine, um sobretudo, blusão de ganga, bomber, ficando também ao que se adequa a cada pessoa;
  • 5 pares de sapatos;
  • 3 malas. 

Uma sugestão para quem quer simplicidade é ter peças de cores mais cores neutras pois combinam melhor entre si. Cores como preto, branco, cinza ou bege combinam com tudo. Depois de escolher as peças básicas, pode optar por colocar algumas peças com padrão ou de cor.

Como referi acima, para mim, uma boa opção é construir um armário capsula para cada estação, mas isto não implica ter roupa a dobrar porque muitas vezes a roupa pode ser usada em qualquer estação do ano!

Todo este processo vai facilitar em muito o seu dia a dia pois na hora de escolher a sua roupa, já que a variedade de peças é bem menor a escolha vai ser mais simples. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s