O que é a teoria da cor?

A cor é um factor determinante no processo de comunicação não verbal, na medida em que transmite uma mensagem, tem uma influência directa no nosso estado de espírito e por isso deve ser utilizada para criar uma imagem agradável, valorizando o melhor de cada um.

A teoria da cor é um conjunto de “regras” que se utilizam para misturar, combinar e até mesmo compreender como as cores se relacionam entre si.

Dentro da teoria das cores temos as primárias (cores base: amarelo, vermelho e azul), as cores secundárias (que são formadas pela mistura das cores primárias) e as cores terciárias, que são a mistura de cores primárias com secundárias.

Ao termos conhecimento das cores que nos favorecem ganhamos luminosidade na pele, disfarçamos olheiras, podemos até ganhar uma aparência saudável e descansada. Se a cor não nos favorece pode ser um desastre – podem surgir manchas, marcas de cansaço e ate um ar mais apático, “envelhecendo“ o nosso rosto.

E o que é o círculo cromático (ou a roda de cores)?

É um círculo em dividido em 12 partes. Cada parte representa uma cor. Depois desta divisão temos no total:  3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias e serve para nos ajudar a fazer um melhor uso das cores assim como criar harmonia entre elas. 

Como combinar a nossa roupa tendo em conta a roda de cores?

Um teste de cor é essencial para saber quais as cores que combinam consigo. Mas… experimente misturar as cores que já possui. Deixo algumas dicas de como o fazer:

1.      Comece com as cores análogas: estas são as que estão juntas na roda de cores. Por exemplo se quer incluir cor no seu armário e decidir escolher um azul claro, opte por outra tonalidade de azul (azul petróleo por exemplo) irá combinar duas cores, mas de uma forma subtil. 

2.      Cores complementares:  São as cores que se apresentam em lados opostos da roda de cores. Exemplo: roxo e laranja, ao usar estas duas cores juntas as duas peças vão-se destacar. 

3.      Use acessórios que não combinam: já lá vai o tempo em que mala e sapatos tinham de combinar! Os acessórios serão sempre uma boa forma para experimentar cores diferentes. 

4.      Organize o seu armário de acordo com a roda de cores: ao organizar o seu armário por cores vai simplificar em muito o processo de escolha todas as manhãs A coordenação de cores vai tornar mais fácil encontrar o que procura – uma dica: pegue na peça que quer vestir e coloque-a debaixo das várias peças do seu armário. Assim vai conseguir perceber quais as cores que funcionam melhor com a cor principal.

“Sometimes all you need is a little splash of colour”!!!

Quem concorda?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s