Vestir para um casamento: O Segredo para arrasar!

Escolher o que vamos vestir para um casamento é sempre uma aventura. Quer já tenhamos recebido o convite há algum tempo, ou tenhamos sido apanhadas de surpresa, escolher o outfit para o dia da boda tem muito que se lhe diga.

Seja qual for o nosso estilo pessoal, existem uma série de regras e etiquetas a ter em conta, dependendo do local ou hora do evento. Para além disso, também quer ter a certeza de que se sente bonita, confiante e confortável durante toda a cerimónia, e na festa que se segue.

Descubra como escolher o que vestir num casamento, neste texto.

O que vestir para um casamento? Regras básicas a ter em conta!

Embora enquanto convidados sejamos uma parte importante do casamento que se vai celebrar, este dia é verdadeiramente dos noivos! E por isso, temos que ter a certeza de que, não só não iremos ofuscar ninguém, mas também que estamos à altura daquilo que quem nos convidou espera de nós.

Opções que NÃO são boa ideia:

  • Usar brancos, ou nudes: estas cores estão reservadas para a noiva.
  • Dependendo da hora do casamento, evite usar preto ou cores escuras. Os casamentos são cerimónias para celebrar o amor, e estas cores costumam estar associadas a situações mais tristes. Se for um casamento de noite, esta regra pode ser ignorada.
  • Usar roupas que usaria no dia a dia, como jeans, t-shirts ou ténis.
  • Optar por outfits muito extravagantes, como vestidos de cetim, ou robes compridos.
  • Não vai querer roubar o protagonismo à noiva.
  • Sempre que possível, evite o vermelho.
  • Mostrar demasiada pele, minissaias, transparências ou decotes muito grandes, especialmente se a cerimónia for religiosa.

Em vez de isso, foque-se em:

  • Vestidos cocktail em tons pastel como azul claro, rosa bebé, roxo, amarelo, menta ou cores salmão.
  • Estampados florais sobretudo para os casamentos de Verão.
  • Optar por vestidos até aos joelhos, ou mais longos. Se os joelhos estiverem tapados, estará seguramente elegante.
  • Tecidos como rendas, chiffon e seda.

Tudo depende da ocasião!

Independentemente das tendências, ou das regras de etiqueta pré estabelecidas, é muito importante que analisemos cada casamento de forma diferente, porque tudo dependerá sempre da vontade dos noivos. Portanto, o primeiro passo para saber o que vestir num casamento, passa por ler e interpretar o convite.

Para além do que lá está escrito, o convite também nos passa algumas informações preciosas sobre o tipo de evento, através do seu design. Se os acabamentos forem mais clássicos e sofisticados, o traje deve ser mais formal. Se o convite de casamento for mais descontraído, é permitido ousar um pouco mais no look. Em caso de dúvida, é sempre boa ideia perguntar aos noivos.

Recolha estas informações, antes de decidir o que irá vestir:

  • A que horas será o casamento? Manhã, tarde ou noite?
  • Qual o local? A cerimónia é religiosa ou civil? Onde será a festa do copo de água?
  • Qual é o seu grau de parentesco, ou afinidade com os noivos? Quanto mais próxima for, mais especial deve ser o seu outfit.

Quanto mais tarde for a boda, mais próxima for dos noivos e mais sofisticado for o local, mais especial deve ser a sua roupa. O mesmo acontece para o contrário. Ninguém quer ser aquela prima afastada, que rouba as atenções de todos.

Escolher o formato do vestido

Antes de pensar em cores, ou estampados, é importante que escolha o formato do vestido que pretende, para que a tarefa das compras seja mais fácil. Vamos começar por analisar que tipos de cortes de vestidos de cerimónia são mais adequados para o seu corpo.

Para corpos em forma oval, o ideal é sempre um corte mais reto, para não atrair demasiada atenção para zona das ancas. Regra geral, para corpos com cintura larga, os vestidos de cintura alta vão ajudar a dar uma forma mais harmoniosa à silhueta. Saias volumosas também são uma boa opção.

Para corpos mais magros, o corte tubo apertado, é perfeito para ampliar as curvas. Se for baixinha, o corte de cintura baixa é o ideal, porque aumenta a distância entre os ombros e a cintura.

Mulheres mais altas devem evitar acentuar ainda mais a sua altura, e por isso os vestidos com corte assimétricos são perfeitos para encurtar a figura, e dar aquele toque de elegância.

Escolher a cor

Quanto à cor do vestido, depende muito do tom e do tipo da pele, assim como do cabelo. As morenas ficam bem com o vermelho, mas também com cores intensas em geral, como verdes, azuis e violetas. Se tiver os cabelos escuros e também a pele mais escura, experimente a magia do nude, do turquesa, as cores metalizadas e as tonalidades terra.

No caso de loiras de pele clara, o vermelho cereja, o azul celeste, o roxo e o cor-de-rosa são uma escolha certeira, podendo brincar com o contraste ou com paletas de cores semelhantes. No caso das ruivas, que também tendem a ter uma tez mais pálida, as tonalidades verdes e pastéis são a chave para o sucesso em qualquer evento.

Tipos de casamentos e o que usar:

O que vestir para um Casamento Formal?

Ainda existe quem opte por um casamento mais tradicionais, com toda a pompa e circunstância, e por isso deve estar preparada para eles. Estes são geralmente religiosos, e a cerimónia acontece entre a manhã e o início da tarde.

Para este tipo de eventos, a sofisticação deve aliar-se à sobriedade, e por muito que deva usar vestido de cerimónia, evite excesso de brilhos e mostrar demasiada pele. O ideal é optar por um vestido elegante e glamouroso q.b., com uns sapatos altos e uma clutch. Pode enriquecer o conjunto com acessórios como brincos, pulseiras, luvas ou chapéus.

É preciso ter em conta que “menos é mais” e os casamentos de dia combinam com visuais mais discretos, maquilhagem natural e jóias discretas.

O que vestir para um Casamento Casual?

Nos casamentos mais informais, já podemos optar por um vestido mais curto (pelo joelho), ou um macacão, uma vez que estes não exigem que os convidados usem um outfit muito elaborado. As cores claras e os estampados florais também são bem-vindos. Se optar por levar calças, nunca use calças de ganga! – escolha antes tecidos nobres e um bom corte. Nos casamentos de dia semi-formais, um vestido cocktail será sempre uma boa opção.

A maquilhagem deve ser simples e descontraída e o penteado simples e elegante como obriga a ocasião.

O que vestir para um Casamento à noite?

Este é o casamento em que podemos ser mais ousadas, e optar por looks mais elaborados. Pode optar por vestidos curtos, sofisticados, com bordados, rendas, brilhantes, lantejoulas e tudo a que tem direito! Se não for um casamento religioso, os vestidos longos ficam reservados para quem está no altar (noiva, madrinha e damas de honor). Evite cores muito claras, e poderá até arriscar-se pelo preto. Dê prioridade a tecidos como tafetás, rendas e os de seda (organzas, chiffons, crepes, shantung…).

A maquiagem pode ser mais noturna, complexa e definida, e sinta-se à vontade para usar acessórios mais rebuscados.

O que vestir para um Casamento na praia?

Os casamentos na praia pedem mais descontração e informalidade no seu outfit (a situação é um bocadinho diferente para os padrinhos). Para além disso, é importante pensar nas condições atmosféricas do local – o vento típico à beira mar, não é o melhor amigo de penteados muito elaborados, e caminhar sobre a areia de saltos altos é impossível.

Basicamente, as regras são as mesmas que antes: na hora de usar acessórios, evite brilho, e pedras muito grandes e chamativas. Opte por flores, rendas e peças coloridas e que transmitam leveza para compor todo o visual. Os tecidos mais indicados são seda, crepe, musseline, organza e linho. Eles são fluidos e de fibras naturais, que dão um caimento bonito e mais movimento ao look.

Divirta-se, e boa temporada de casamentos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s