Cuidados a ter com a Pele no Verão

Como é que deve proteger a sua pele no Verão? O Verão é sinónimo de sol, calor, praia e piscina: tudo fatores que comprometem a saúde da nossa pele. Nesta época do ano, não se esqueça de cuidar bem do maior órgão que temos no nosso corpo.

Por muito que costume ficar para segundo plano, quando o tema é a imagem, a pele tem um papel fundamental na forma como nos apresentamos aos outros. Uma pele hidratada e bem cuidada dá-nos aquele aspeto radiante, mesmo quando não nos arranjamos.

Depois de preparar a sua Mala das Férias, são vários os cuidados que precisa de ter com a sua pele nesta altura do ano, e desde peles oleosas a secas, todas temos que ter atenção.

O que acontece à pele no Verão?


No verão, com o calor e o aumento das radiações solares, a nossa pele sofre várias alterações, ficando mais sensível e propensa a desenvolver alguns problemas de pele, tais como:

  • Micoses: infeções causadas por fungos e que podem ocorrer na pele, unhas e cabelos. Por isso, deve evitar andar descalça em pisos húmidos, e optar por calçado mais largo e ventilado. É tempo de tirar as sandálias do armário!
  • Miliária: são pequenas bolinhas que surgem, devido ao contato da pele com o suor. Usar roupas leves e soltas ajuda a evitar a acumulação de suor, e o aparecimento destas bolinhas.
  • Manchas e sardas brancas: as manchas e as sardas brancas são o resultado de danos causados pelos raios solares. A melhor forma de evitá-las é não se esquecer do protetor solar.
  • Acne solar: provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, causada pelo suor, uso de protetor solar e da própria radiação solar. Recomenda-se lavar o rosto com um sabonete adequado para o tipo de pele, usar tónicos mais adstringentes e protetores solares com base aquosa ou em gel.

Durante o Verão, também é comum que quem a pele oleosa o fique ainda mais, uma vez que a produção do sebo aumenta, fazendo com que os poros fiquem mais dilatados, e o acne fique mais severo. Já quem tem a pele seca, esta irá sofrer ainda mais com a desidratação, devido à perda de líquidos através do suor.

Como é que deve cuidar da sua pele no Verão?

É fundamental atualizar a sua rotina de cuidados com a pele, para estes dias mais quentes. Para criar uma rotina de pele indicada para si, e adaptada às necessidades que a sua pele terá durante o Verão, deve ter em conta estes fatores:

  • Hidrate-se – o cuidado com a pele não começa por um ou outro creme, mas sim por beber água todos os dias, ao longo do dia.
  • Evite a pele “casca de laranja” – combata a celulite com exercícios para tonificar as pernas e os glúteos e aumentar a circulação nos tecidos periféricos.
  • Proteja a pele do Sol – não facilite: use protetor solar e evite estar ao sol nas horas de maior calor.
  • Não se esqueça dos cremes – com o sol, os banhos na piscina e os mergulhos no mar, a nossa pele fica seca e desidratada. Use um creme hidratante depois do banho. A sua pele agradece.
  • A maquilhagem também merece férias – ninguém gosta de andar com a maquilhagem a escorrer durante o dia. Para além disso, com o calor os poros aumentam, e por isso não é boa ideia usar maquilhagem exagerada todos os dias. Se tiver mesmo de se maquilhar, opte por misturar a base com o hidratante para criar uma cobertura leve e uniforme.
  • Use a abuse da água micelar ao longo do dia – esta água, para além de limpar o rosto também mantém a pele hidratada.

Rotina de skincare no Verão


Para que se possa inspirar para criar a sua própria rotina de skincare para este Verão, de acordo com as necessidades da sua pele, deixo aqui os passos essenciais a seguir.

1° passo: Limpar

Como já seria de esperar, toda a rotina de cuidados da pele começa pela limpeza. Comece por lavar bem as mãos e secá-las bem. Em seguida passe o desmaquilhante, ou a água micelar, fazendo movimentos circulares. Passe a cara por água, e use um gel de limpeza facial.

2° passo: Tonificar

Este passo vai permitir uma limpeza mais profunda da pele. Use um tónico ideal para o seu tipo de pele, e aplique-o com um disco de algodão suave.

3° passo: Hidratar a área dos olhos

De seguida chegou o momento de aplicar o creme de olhos. Passe uma camada em torno de todo o olho, incluindo na cana do nariz. Tenha cuidado para não colocar o creme demasiado perto do olho, pois com o pestanejar, é possível que algum entre em contacto com o olho em si, o que pode gerar desconforto, ou provocar lágrimas.

4º passo: Hidratar o rosto todo

De seguida aplique o creme de rosto, sem esquecer as orelhas e o pescoço! Prefira cremes com proteção contra os raios UV. Pode também aplicar um sérum após o creme, especialmente nas zonas mais suscetíveis ao aparecimento de rugas.

5º passo: Proteger contra os raios UV

Principalmente durante o Verão, é indispensável o uso de protetor solar diariamente. Escolha um protetor solar próprio para ser aplicado no rosto, de acordo com o seu tipo de pele, e do fator mais elevado.

Mais uma vez, não se esqueça do pescoço, pálpebras e orelhas.

Bons cuidados da pele!

rute lopes mascarenhas consultora imagem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s