Marcas Portuguesas Sustentáveis que ADORO!

Ainda tem dúvidas que de pode estar elegantíssima, enquanto cuida do nosso planeta? Quem me segue há algum tempo, sabe que defendo uma forma equilibrada e sustentável de tomarmos decisões relativamente à nossa roupa. Mais do que seguir tendências, o importante é conhecermos o nosso estilo pessoal, e apostarmos em peças de qualidade e que vão durar.

A indústria da moda é das mais poluentes do mundo. Falar de sustentabilidade no fabrico de roupa, de calçado e acessórios, é falar de materiais naturais ou reciclados, processos de baixo consumo de água, pouco poluentes, qualidade e durabilidade das peças fabricadas. Mas também de mercado justo e condições de trabalho.

Sermos conscientes na forma como compramos, e que tipo de roupas compramos, não só é amigo do ambiente, como é amigo da nossa carteira, a longo prazo. Para a ajuda a encontrar peças fabulosas, nacionais e amigas do ambiente, reuni uma lista das minhas marcas preferidas – portuguesas e sustentáveis!

Oh! Monday


Esta é uma marca bem portuguesa de roupa e acessórios, com um grande foco na sustentabilidade. As matérias-primas são naturais ou celulósicas e apenas é usada a quantidade de tecido suficiente para a produção, garantindo assim que não há excedentes que acabam em aterros.

Margarida Marques de Almeida, a sua criadora, descreve-a como “Uma marca para todas as mulheres fortes e empreendedoras, mas também para aquelas que precisam de um empurrão para serem assim”. E o nome não foi escolhido ao acaso: “Adoro segundas-feiras, mas há aquele estigma sobre este dia. As pessoas pensam sempre que ‘lá vou eu acordar para trabalhar’. Quero que seja precisamente o contrário. Que olhem para as segundas como um recomeço bom, com aquele friozinho na barriga de qualquer coisa nova.”

marcas portuguesas sustentáveis
Conheça mais da Oh Monday!

Sensify by Laila Sorensen

Com peças de design intemporal e pensadas para todos os corpos, a Sensify é caracterizada pelo recurso a fibras naturais, como a seda, bambo, linho e até eucalipto.

Vestir roupa da Sensify significa estar vestido conscientemente: consciente na seleção de fibras de alta qualidade de origem natural. É assumir-se responsável por uma compra sustentável, com um design feminino minimalista, intemporal e com formas que favorecem a silhueta feminina, com a grande vantagem associada à multifuncionalidade das peças que se adaptam a diversos estilos e ocasiões do dia a dia de todas as mulheres.

Veja toda a coleção da Sensify

Baseville


Ana Ferreira e Ana Costa sempre estiveram ligadas à natureza e às questões ambientais. Em 2017, criaram a Baseville, uma marca 100% nacional com valores sustentáveis.
De Vila Nova de Famalicão, as peças desta marca são todas feitas em Portugal, e pensadas para serem usadas ao longo das várias estações do ano. Uma das missões da Baseville é reduzir a quantidade de recursos virgens nos seus produtos e não utilizar microplásticos. Também é possível enviar uma peça antiga da marca de volta para reciclar ou para revender.

Apaixone-se pelas peças da Baseville.

Re-Coffee


Esta é uma marca de calçado vegan, feito em Portugal, com desperdício de café e borracha reciclada. Feitas com coffee leather (cuja composição é 50% borra de café e 50% borracha reciclada), o interior das sapatilhas têm fibra de coco e palmilha poliuretano reciclado. Já as solas têm 30% de borra de café e 70% de borracha reciclada. Cada par de sapatilhas é feito com o desperdício equivalente a 33 cafés expresso.

Conheça a coleção da Re-Coffee.

Näz


A Näz é a marca de roupa de Cristiana Costa. A sua proposta consiste em peças com linhas minimalistas, tecidos orgânicos e com o selo de fabrico nacional. Conta com uma grande variedade de produtos, desde t-shirts a casacos para mulher, homem e criança.

Alguns deles são feitos com excedentes de fábricas portuguesas. E quando é necessário são criados tecidos ecológicos, feitos de fibras orgânicas ou sustentáveis. Também desenvolvem, juntamente com empresas têxteis da Covilhã, tecidos e malhas com fios reciclados.

No site da marca, podemos encontrar as informação relativas aos materiais e ao local de fabrico de cada peça. Estão também disponíveis dicas de cuidado a ter com os tecidos e com o próprio ambiente.

Saiba mais sobre a Näz.

Conscious Swimwear

Há procura de uma forma sustentáveis de ir para a praia? A marca portuguesa, Conscious Swimwear cria os seus fatos de banho a partir de econyl. Este material é uma fibra de nylon fabricada a partir de resíduos plásticos recolhidos de praias, sobretudo redes de pesca.


Os biquínis caracterizam-se por terem um design bastante simples, com cores e padrões desenhados pela marca. Cada parte do biquíni pode ser comprada individualmente. O que, segundo a marca, leva o cliente a comprar apenas o que precisa. Oferecendo-lhe também uma série de possibilidades de combinação das peças.

marcas portuguesas sustentáveis
Encontre as melhores opções para este verão na Conscious Swimwear.


BUZINA


A BUZINA nasce em 2016 pela mão da designer Vera Fernandes, que queria criar peças para vestir todas as mulheres que gostam de roupas exclusivas, diferentes e versáteis. Cada coleção apresenta apenas 20 peças, que são produzidas, no máximo, 70 vezes.
A política de sustentabilidade da BUZINA chega também aos tecidos, já que a matéria-prima utilizada na produção é recuperada de fábricas parceiras e que, de outra forma, acabaria num aterro.

Apaixone-se pela BUZINA.


Insane in the Rain


Esta marca portuguesa cria casacos com vários padrões, todos feitos a partir de garrafas de plástico que poderiam acabar nos oceanos. Para cada casaco, são utilizadas entre 17 a 23 garrafas de água.


A empresa, apesar de ser nacional, tem fábrica em Taiwan, mas garante cumprir com todos os princípios éticos e respeitar os seus trabalhadores.

Proteja-se da chuva com a Insane in the Rain.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s