O que é o estilo pessoal?

Conhece o seu estilo pessoal? Consegue olhar para o seu armário e reconhecer um padrão?

Existem várias pessoas que acreditam que não tem um estilo pessoal definido, e que escolhem peças de forma aleatória, consoante o que gostam, ou está na “moda”. Mas, a verdade é que cada uma de nós tem um estilo pessoal (na verdade, três)! O nosso estilo pessoal é a soma das nossas vivências, estilo de vida, profissão, idade, zona onde moramos, maneira de pensar e de nos expressar, ou seja, é a expressão da nossa personalidade e a nossa marca registrada.

Contudo, existem pessoas que não conhecem o seu estilo pessoal, e que derivam entre tendências e diferentes peças, o que resulta muitas vezes num armário cheio, sem nada para vestir, e desperdícios na hora das compras.

Fique desse lado para descobrir qual é o seu estilo pessoal, e como é que pode melhorar a forma como se apresenta ao mundo.

O que é o estilo pessoal?

Cada uma de nós tem um estilo pessoal. Este estilo é independente de tendências, modas ou das diferentes ocasiões. Contudo, pode sofrer algumas alterações ao longo da nossa vida.

Isto porque o nosso estilo pessoal reflete o nosso estilo de vida, rotinas, profissão e forma de estar. Mas também é um resultado de um processo de autoconhecimento, da nossa personalidade e gostos pessoais. A forma como nos vestimos deve ser um reflexo da mensagem que queremos transmitir e como é que queremos ser vistas pelo mundo.
Porque é que deve conhecer o seu estilo pessoal?

Conhecer o nosso estilo pessoal empodera-nos. Ele permite-nos controlar de que forma é que os outros nos veem, e fazer escolhas mais assertivas no momento de comprar e escolher roupa. Quando usamos peças que representam quem verdadeiramente somos, sentimo-nos mais confiantes e capazes.

Além disso, o nosso estilo pessoal está intimamente ligado ao consumo consciente. Isto porque vai acabar por ter um armário cheio de peças que a favorecem, que podem ser utilizadas no seu quotidiano, e que permitem várias combinações entre si.

Definindo o seu estilo pessoal

O processo para definir o seu estilo pessoal começa com um exercício de autoconhecimento e uma análise do seu estilo de vida e personalidade. Comece por refletir sobre:

As suas preferências

Avalie as peças que tem no seu armário e selecione aquelas que mais gosta. Identifique nelas características como tecido, corte e tom, procurando encontrar um padrão. Faça o mesmo com os acessórios.

No final, irá ter alguma ideia daquilo que mais gosta, e portanto, quais os elementos que devem fazer parte do seu estilo pessoal.

Os seus valores

A forma como nos vestimos também espelha as nossas opiniões, e posições em relação ao mundo. Será que é uma pessoa mais conservadora? Divertida? Atrevida? É uma defensora do ambiente?

Tudo isso influencia as suas escolhas na hora das compras e também reflete quem é.

A sua mensagem para o mundo

Pense sobre a mensagem que quer transmitir com sua aparência. Além de servir como uma forma de demonstrar seus valores, como vimos acima, o estilo pessoal também comunica o seu status social, a sua profissão, os seus hobbies e a pessoa que quer ser.

De acordo com a Consultoria de imagem, existem 7 estilos que podem estar divididos em:

  • Primário: aquele mais característico da pessoa.
  • Secundário: sustenta o primário.
  • Terciário: aparece pouco no nosso armário, e nem toda a gente tem.

Descobrir o nosso estilo não é uma tarefa fácil. Porém, com a ajuda de um Consultor de Imagem, a tarefa torna-se muito mais fácil.

7 tipos de estilo universais

Na Consultoria de Imagem existem 7 estilos universais. Desta lista, um deles será o seu estilo principal, um segundo com que se identifica mas não tanto como o primeiro e talvez ainda possa surgir um terceiro estilo no seu armário. Conheça estes diferentes estilos, e identifique quais os que aparecem mais no seu armário.

Estilo Casual/ Desportivo

Este é o estilo de todos aqueles que priorizam o conforto e a praticidade. São as mais comunicativas, espontâneas, informais, amigáveis e despreocupadas. Pessoas com este estilo pessoal gostam de tecidos confortáveis, que não exigem muitos cuidados na hora de lavar/ passar a ferro, e peças que combinam com quase tudo, como jeans ou casacos de couro.

estilo pessoal desportivo

Romântico

As pessoas com este estilo valorizam a delicadeza e peças mais “femininas”. Preferem tecidos fluídos, leves, com estampados delicados e cores neutras. Também é comum o uso de rendas, bordados, folhos e laços.

estilo pessoal romantico


Sensual

As pessoas com este estilo pessoal preferem roupas que acentuem as formas do corpo. Para tal, recorrem a tecidos que se adaptam ao corpo, decotes, fendas, cores chamativas, maquilhagem forte e salto alto.
São pessoas carismáticas, sensuais, confiantes e desinibidas.

sensual


Urbano

Este estilo pessoal comunica força e poder. É ideal para pessoas sofisticadas, contemporâneas, seguras e que gostam de ser o centro das atenções.
É um estilo mais ousado, que mistura peças clássicas, ou algumas tendências. As suas peças de roupa são estruturadas, assimétricas, com design moderno. E ainda é caracterizado pelo uso de acessórios maiores e chamativos ou cores mais vibrantes e peças com sobreposição

estilo pessoal urbano

Clássico

Pessoas com este estilo geralmente gostam de tecidos fluidos, que não modelam o corpo, cores sólidas e discretas e acessórios discretos. São organizadas, sensatas, conservadoras e contidas.

clássico

Criativo

Este estilo pessoal é característico de pessoas artísticas, criativas, inovadoras e aventureiras. Gostam de misturar tecidos e padrões, cores fortes, com peças de design e muitas vezes customizadas.

criativo

Elegante

O estilo elegante tem muitas características do estilo clássico. Este é um estilo que comunica sofisticação, e é o preferido por pessoas em cargos de chefia, seguras, exigentes e confiantes. Gostam de tecidos de qualidade, peças com um bom corte e poucos detalhes.

É semelhante com o tradicional, porque também privilegia as peças clássicas, mas também permite combinações um pouco mais ousadas e explora outros tons de cores.

estilo pessoal elegante

Qual é o seu estilo pessoal? Partilhe a resposta nos comentários!

rute lopes mascarenhas consultoria de imagem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s